Honkyoku
Honkyoku
É comum alguém ouvir pela primeira vez uma peça Honkyoku e despertar o desejo de tocar shakuhachi.
Em um certo sentido, é como se o shakuhachi fosse o corpo e o Honkyoku a sua alma - ambos indissociáveis.
Honkyoku significa peça original. O ideograma hon 本, entre outros significados, pode ser entendido como "original" e "verdadeiro"; e o ideograma kyoku 曲 significa "música", "peça", "composição", "melodia", etc. Embora a palavra "origem" possa ser confundida com algo espiritual, na verdade, o termo Honkyoku tem um sentido mais simples e direto: se refere à peça ou conjunto de peças que foi criado originalmente para aquele instrumento (geralmente o shakuhachi). Em oposição, existe o termo Gaikyoku 外曲 (peça de fora), que se refere ao repertório criado, na maioria dos casos, para o koto ou shamisen, e que posteriormente sofreu adaptação e passou a ser tocado também pelo shakuhachi. Sendo assim, o termo Gaikyoku é empregado apenas por musicólogos ou pessoas que tocam shakuhachi, uma vez que do ponto de vista de quem toca koto e shamisen, as peças feitas originalmente para seus instrumentos não são vistas como "peças de fora".
Durante o Período Edo (1603-1868), a difusão do repertório Honkyoku ocorria por meio de tradição oral entre os Komusō - grupo religioso composto por monges e samurais vinculados à seita budista Fuke. Como resultado desse processo de transmissão oral, surgiu um fenômeno, que os musicólogos japoneses chamam de dōmei-ikyoku 同名異曲 (peças diferentes, mas com o mesmo nome) e imei-dōkyoku 異名同曲 (nomes diferentes atribuídos a uma mesma peça), tornando difícil a compreensão acerca da origem e relação entre essas peças. Além disso, assim como na maioria dos casos em que houve transmissão oral de certa tradição musical no Japão, como por exemplo na Canção Folclórica Minyō, não existe a figura do compositor para tal repertório.
Atualmente, existem cerca de 150 peças Koten Honkyoku catalogadas, as quais, estão preservadas dentro de suas escolas/estilos ou templos, conforme descrito abaixo:
No Núcleo de Estudos de Shakuhachi estudamos o repertório de 22 peças Honkyoku transmitidas por Katsuya Yokoyama (1934 - 2010).
Essas peças normalmente têm ritmo livre, ou seja, um ritmo que não é baseado na métrica ou na contagem de tempo estabelecido por uma pulsação. As frases são desenvolvidas na forma de gestos musicais, e a respiração do tocador tem papel fundamental na condução da expressividade da peça. Elementos tipicamente tradicionais do Japão, como a ideia do "ma", "jo-ha-kyu", "wabi-sabi", entre outros, são abundantes no repertório Honkyoku.
Em breve gravações de Koten Honkyoku estarão à disposição na plataforma. Para acessar a aba Material, onde você encontra Partituras, Vídeos e informações mais detalhadas a respeito do Honkyoku, torne-se aluno ou membro do Núcleo.
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